Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os filósofos da Antiguidade Clássica I

Sócrates:

Diferentemente de todos os filósofos, Sócrates ensinava filosofia em lugares públicos. Seus ensinamentos foram repassados pelos seus discípulos, principalmente por Platão.
A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades. Busca a justiça e a solidariedade. A relação do homem com ele e com os outros e a relação dos outros com ele. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância. Só sei que nada sei. Os erros que cometemos em nossa vida são culpa da nossa  ignorância. Não se proclamava sábio e tentava fazer com que as pessoas se sentissem ignorantes e que admitissem a sua ignorância e fazia isso através do perguntar e do questionar, Sócrates tanto fez isso que conquistou diversas inimizades.
Busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. A alma do homem é a sua consciência. A alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral.
Como meio de ajudar os homens a se conhecerem, criou o método da Maiêutica. Os homens seriam os responsáveis por “parirem” suas idéias, seus conhecimentos.
Não era favorável a aristocracia democrática, pois acreditava que somente os filósofos seriam capazes de governar.


Nenhum comentário: